terça-feira, março 16, 2010

Movimentos Sociais e Ambientais partem para o “abraço à lagoa” do Complexo do Alemão

Com o advento da Lagoa no Complexo do Alemão, os grupos Verdejar – Proteção Ambiental e Humanismo, Raízes em Movimento e Éfeta, todos do Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia, estão mobilizando representantes da Sociedade Civil e população dos Complexos do Alemão, Penha e Caricó para, juntos, darmos um grande "Abraço ao Lago" em reivindicação à oficialização desta área de lazer. A data escolhida foi 21 de março, próximo domingo, antecipando as comemorações do “Dia Mundial da Água” que será na segunda-feira seguinte.

O cardápio de ações terá apresentações culturais dos grupos “Choro da Serra”, Cia. De Bonecos “Os Inúteis”, MC Playboy, recital de poesia com Luiz Euz (poeta da Serra), Raízes Graffiti Ecológico e uma participação especial da banda “Orquestra Voadora”. O evento também proporcionará atividades ambientais de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, limpeza do lago e seu entorno e Fala Comunidade, onde a população local opinará sobre o que deve ser feito com a nova área de lazer.

Toda essa articulação é em prol da implementação do Parque Ecológico da Serra da Misericórdia, tão reivindicado pela sociedade civil e incluso nas obras do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento mostradas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando veio apresentar o PAC para a população.

Após muitas reivindicações do grupo Verdejar (atuante desde 1997) e de moradores, foi instituída em 2000 a Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana - APARU da Serra da Misericórdia, e em 2006 o decreto do Parque Municipal da Serra, ambos não foram regulamentados. Mesmo após o decreto destas áreas de proteção da natureza, ainda há a atuação da mineradora Lafarge, que explora brita na Serra da Misericórdia. E como vem sido divulgado na mídia, as explorações da mesma alcançaram um lençol freático o que deu origem a chamada Lagoa Azul do Complexo do Alemão, esta área já era usada pela população local como área de lazer e com o aparecimento do lago esta prática se intensificou.

O projeto que já vem sendo proposto pela sociedade civil, há mais de 10 anos, solicita além da construção do Parque Ecológico com trilhas interpretativas, infraestrutura para visitação, arvorismo, rapel, trabalhos de recuperação de nascentes, reflorestamento e educação ambiental também a construção de anfiteatros, Lona Cultural Zé Ketti, pistas de skate, uma Universidade Popular, centro comercial e etc. todos com princípios da permacultura visando proporcionar desenvolvimento local sustentável, cultura de paz e justiça ambiental para a região.

SERVIÇO

Verdejar – Proteção Ambiental e Humanismo
Rua Sérgio Silva, s/n
e-mail:
verdeja@gmail.com
Tel: 9837-0944 (Edson), 9789-1435 (Ricardo - Éfeta) ou 8747-8326 (David - Raízes)

O EVENTO

Quando: 21 de março de 2010

Horário: 09h da manhã

Concentração: Serão 03 pontos de concentração a partir das 9hs da manhã:

  1. Bairro Engenho da Rainha em frente ao número 4441 (Conjunto dos Músicos);
  2. Av.: Central – Morro do Alemão (em frente ao Posto de Saúde - PSF) e;
  3. Penha (final da Rua Angra dos Reis - Grotão) de onde partirão os grupos para se encontrarem no lago.

Nenhum comentário: