terça-feira, julho 20, 2010

Adubando Raízes Locais inicia seu processo com empreendedores locais

por David Amen

Fotos Maycon Wandré

Na última quinta-feira (15) o Instituto Raízes em Movimento promoveu um debate importante que abordou os temas Economia Solidária e Cadeias Produtivas. Este foi o primeiro passo para formação de pequenos negociantes do Complexo do Alemão que participarão do projeto Adubando Raízes Locais. Paulo Magalhães da Caixa Econômica e Mônica Santos, do Grupo Arteiras do Borel, deram o tom das discussões para um grupo de, aproximadamente, 40 pessoas. "Quando Paulo fala de marca, eu entendo como identidade, e tudo que a gente faz, devemos imprimir nossa identidade", opina Mônica, logo no inicio de sua apresentação.







O 1º Seminário de Formação e Fortalecimento de Empreendedores do Complexo do Alemão trouxe uma série de questões esclarecedoras sobre a verdadeira face de como trabalhar de maneira “informal” ao ponto de fortalecer a geração de renda e economia local a partir do incentivo a formação de redes e cadeias produtivas dentro da comunidade que deve entrar num ciclo de geração de empregos e não de “procuradores de emprego”, como defende Paulo Magalhães, “o mais importante são os empresários locais como os senhores (se referindo ao público), pessoas que levam a frente e fazem o dinamismo econômico da localidade.”, conclui.

Esta é a principal estratégia para trabalhar Economia Solidária dentro de um espaço repleto de potenciais empreendedores como o Alemão possui, portanto é necessário, primeiramente, “se consolidar uma Marca do Complexo do Alemão”, criar um referencial de uma cadeia produtiva e sustentável e elos de distribuição de produtos e serviços. Outro ponto fundamental é o processo de capacitação deste pessoal que empreende, “para a gente empreender, precisamos nos capacitar, entender o que estamos nos propondo a fazer...queremos que comprem nossos produtos porque são de qualidade, porque somos bons no que fazemos”, argumenta Mônica.

O Projeto Adubando Raízes Locais trabalhará diretamente com 36 empreendimentos de pequeno porte do complexo do Alemão, prestando serviços de assessorias nas mais diversas áreas que envolvam gestão de negócios, além de ter ações voltadas para pesquisas comunitárias com 12 universitários e formação de jovens a partir da parceira com escolas públicas da região.

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