segunda-feira, março 01, 2010

Fim de semana produtivo

Fotos: Maycom Brum e Alexandre Santos

No último fim de semana (26, 27 e 28 de fevereiro), o Raízes em Movimento participou ativamente das atividades do Curso de Formação em Direitos Humanos, realizado pela Fase e instituições parceiras que integram o Projeto Cultura de Direitos (iniciativa da Fase, patrocinada pela União Europeia-UE) que acontece em três comunidades do Rio de Janeiro conduzido por organizações locais: Vila Aliança (A História Que Eu Conto), Manguinhos (CCAP) e Complexo do Alemão (Raízes em Movimento).

Aproximadamente 60 jovens estavam presentes, o que facilitou bastante para uma interação e troca de conhecimentos nos debates e nas oficinas ministradas por representantes das respectivas comunidades e instiuições.

Nós do Raízes em Movimento, além da condução de um Grupo Focal, fizemos:

WORKSHOP DE GRAFFITI: junto com Jefferson Cora da Vila Aliança, nós do Raízes em Movimento trabalhamos com mais ou menos 20 jovens que, pela primeira vez, tiveram acesso as técnicas do graffiti aproveitando para contestar seu Direito a Educação.















WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: luz, sombra, regra do terço foram alguns dos temas abordados por Maycom Brum para tratar do Direito de Ir e Vir, um dos mais discutidos pelo grupo presente no evento.





EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE: após exibir o filme Esta é Minha Classe!, David Amen responde as principais perguntas levantadas pelos jovens e organizadores do encontro.
Assistam ao vídeo.





O que se espera deste grande encontro e momento de reflexão sobre nossos direitos é que possamos, em nossas comunidades, disseminar e criar uma cultura de cobrança e promoção daquilo que nos garante uma vida digna, nossos Direitos Humanos previstos como lei.

Estamos juntos nesta Luta: Instituto Raízes em Movimento, A História que Eu Conto, Rede CCAP Manguinhos, Fase e União Europeia.

Um comentário:

Naná disse...

Ah! Deu uma saudade de trabalhar assim, na ponta... essa coisa de gabinete em Brasília parece estar me alienando!!! a coloca as programações dos Fins de semana Produtivos...
Quando tiver palestra sobre mercado de trabalho... me convida! BJKAS