terça-feira, janeiro 11, 2011

Ministra da Cultura visita o Complexo do Alemão

Raízes em Movimento recebe comitiva do MinC e conversam sobre Ponto de Cultura

Foto: Bruno Itan

Em sua primeira viagem oficial, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, visitou, na manhã desta segunda-feira (10), três comunidades do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Acompanhada pelo vice-governador e secretário de Obras do estado, Luiz Fernando Pezão, e pela secretária estadual de Cultura do Rio, Adriana Rattes, a ministra conheceu os trabalhos desenvolvidos nos Pontos de Cultura Raízes em Movimento, nas proximidades da Grota , e Oca dos Curumins, na Alvorada. Na ocasião, Ana de Hollanda e a secretária estadual de Cultura assinaram convênio com o Ponto de Cultura Oca dos Curumins, que atua há 25 anos no local.

Foto: Maycom Brum
“Existem 300 Pontos de Cultura no Rio de Janeiro e estamos trabalhando para dar continuidade a eles. No momento, existe um grupo fazendo estudo aprofundado nas questões sobre estes equipamentos e o Complexo do Alemão está recebendo atenção especial”, afirmou a ministra.

Foto: Bruno Itan

Após conhecer trabalhos de artesanato, teatro e capoeira das comunidades, a ministra Ana de Hollanda visitou o teleférico construído no alto do morro do Alemão, na comunidade Fazendinha – “um novo cartão postal do Rio de Janeiro”, segundo o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão. No local, soldados do exército monitoram o movimento de cada uma das 14 comunidades da região. Em breve, o local estará aberto à visitação de turistas.

Para o Coronel Antonio Manoel de Barros, responsável pelas ações no teleférico da Fazendinha, a criação de centros de lazer nas estações que estão sendo construídas são fundamentais: “A cultura é um armamento muito mais poderoso que este fuzil”, afirmou.


Leia a matéria na íntegra no portal do MinC

(Texto: Jean Souza, Comunicação Social/MinC)
(Edição de imagem: Marina Ofugi, Ygor Bernardes, Ascom/MinC)
(Fotos: André Gomes de Melo)

Nenhum comentário: