quarta-feira, junho 16, 2010

Lançamento do livro "O que é a favela, afinal?"

Pensar a questão da favela de modo amplo, crítico e inovador foi o que incentivou o Observatório de Favelas a produzir o livro “O que é a favela, afinal?”, que será lançado no próximo dia 18 de junho, na sede da instituição. O lançamento, marcado para às 16 horas, vai contar também com debate sobre o tema com alguns dos autores da obra.

Organizado a partir do seminário “O que é a favela, afinal?” realizado em agosto de 2009 por conta das comemorações do oitavo aniversário do Observatório de Favelas, o livro acumula uma diversidade de experiências e olhares e materializa um desejo de se compartilhar ideias e vivências em contraponto aos paradigmas que sustentam leituras hegemônicas sobre o fenômeno da favela.

A publicação reúne artigos de 10 pesquisadores do tema “favela”: Fernando Cavallieri (Instituto Pereira Passos), Maria Lais Pereira da Silva (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Gerônimo Leitão (Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF), Laura Machado de Mello Bueno (PUC Campinas), Marcelo Baumann Burgos (PUC Rio de Janeiro), Linda Gondim (Laboratório de Estudos da Cidade da UFC), Cristovão Duarte (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ), Rosana Denaldi (Consultora do Ministério das Cidades em São Paulo) e Pedro Strozemberg (Pesquisador do ISER).

Além dos artigos, o livro conta também como foi o seminário – que teve duração de dois dias – e apresenta a declaração “O que é a favela, afinal?”, elaborada pelo Observatório de Favelas a partir das diferentes ideias e dos debates realizados durante o seminário.


Publicado no portal do Observatório de Favelas

Um comentário:

Agência Mídia Livre disse...

Que irado.
Será que rola um livro pra galra da madame satã?

www.agenciamidialivre.blogspot.com
Objetivos:

- Democratizar a comunicação
- Debater: juventude, mídia, formação cultural, direito à livre expressão e direito à cidade
- Garantir o acesso às ferramentas de comunicação e novas tecnologias
- Articular com outros grupos jovens
- Gerar conteúdos midiáticos de utilidade pública
- Promover a democratização do acesso à internet
- Qualificar a utilização das redes sociais!